Secretaria Municipal de Saúde de Caxingó realiza 6° Conferência Municipal de Saúde: Democracia e Saúde.

A Prefeitura Municipal de Caxingó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira, dia 27 de março, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação; e financiamento do SUS”. O encontro foi realizado no auditório na Câmara Municipal de Caxingó, na Rua Domingos Neres, bairro Centro, no período das 8h às 16h.
Com o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades da política de saúde do SUS para o município, a Conferência de Saúde, foi a expressão máxima da participação da população, processo no qual a comunidade se reuniu, discutiu e deliberou coletivamente ações que visam a melhoria da assistência e qualidade dos serviços de saúde oferecidos a população.
A Conferência contou com as presenças do Excelentíssimo senhor Vice-prefeito de Caxingó, Chico Barroso, a ilustríssima senhora secretária municipal de saúde Arabela Machado, o presidente do conselho municipal de saúde o Sr. Gilberto Bezerra, o representante do conselho dos secretários municipais de saúde e secretário de saúde de Cajueiro da Praia o Sr. Carlos Barros a conferêncionista magna do tema: Democracia e Saúde: Saúde como direito e representante do SINAN Márcia Araújo, o médico de Caxingó e representante da SESAPI Dr. Wilson Cabral, o medico estrategista da saúde da família o Dr. Xavier Mendes, o Coordenador a Atenção Básica o Enfermeiro Fabio Mota, secretários municipais, vereadores, representantes da igreja católica e evangélica e a comunidade local.
Foram discutidas e formuladas propostas de interesse Municipal em torno do tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação; e financiamento do SUS”. Durante a Conferência foram escolhido 4 delegados, dentre os conselheiros de saúde que serão os representantes de Caxingó na próxima conferência Estadual, no corrente ano.
Na oportunidade, a Secretária Municipal de Saúde, Arabela Machado comentou sobre quais deveriam ser as responsabilidades dos governos Federal, Estadual e Municipal para se obter a plena organização e funcionamento do serviço público de saúde.
CONFERÊNCIA – A ‘6ª Conferência Municipal de Saúde’ teve como objetivo debater o tema da ‘Conferência Nacional de Saúde’: Saúde como direito e consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)’.
Outros temas que foram debatidos no decorrer do evento são:
• O debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado para o SUS;
• Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS para garantir a saúde como direito humano, bem como a universalidade, integralidade e equidade no SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais conforme previsto na constituição federal de 1988 e nas Leis 8.080 de 19/09/1990 e 8.142 de 28/12/1990;
• Mobilização e estabelecimento de diálogos com a sociedade acerca da saúde como direito e em defesa do SUS;
• Aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização Estado, em especial as que incidem sobre a saúde;

Veja algumas fotos da 6° Conferência Municipal de Saúde.

ASCOM CAXINGÓ

Prof. Gildásio Carvalho