Limites territoriais de Caxingó foram discutidos na ALEPI

Data: 13/11/2023

A Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) se reuniu nesta quarta-feira (8) para tratar dos limites de território de quatro municípios do território Planície Litorânea. Os prefeitos das cidades de Caraúbas do Piauí, Caxingó, Buriti dos Lopes e Joaquim Pires participaram das discussões.

A maioria das propostas teve conclusão positiva, no entanto, os gestores de Caxingó e Joaquim Pires ainda vão avançar na discussão sobre os limites entre os municípios. “Esse é o papel da comissão, buscar dialogar com os municípios”, relatou o presidente da CETE, o deputado Hélio Isaías (PT).

Prefeito de Caxingó, Magnum Cardoso participando de uma das reuniões.

O parlamentar destaca que o trabalho da comissão tem avançado bastante no objetivo traçado para 2023. “Este ano nós vamos chegar a um avanço significativo com o foco principal que a gente definiu para a CETE de que possamos resolver primeiro os nossos problemas internos”, celebrou Hélio Isaías que acrescentou os avanços das análises dos litígios estaduais.

Os prefeitos que participaram da reunião destacaram a importância da CETE funcionar como mediadora das questões de limite territorial. “As vezes, tem comunidades rurais e povoados que não tem nem sentido de pertencer a um ou outro município. Às vezes, há uma divisão no meio da comunidade. Então, essa comissão tem uma função importante de resolver esses conflitos”, disse o prefeito de Joaquim Pires, Genival Bezerra.

O gestor de Caxingó, prefeito Magno Cardoso, também falou sobre a relevância da CETE para a resolução de situações que geram problemas para as prefeituras. No caso da cidade que ele gere, o acordo proposto anteriormente gerava uma grande perda populacional. “Uma reunião muito proveitosa em que a gente pode conhecer a realidade de cada município”, expressou Magno Cardoso.

Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

Fonte: Politica Piauí